quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Unhas que te entregam? Tô fora


Novidades cosméticas proliferam-se a uma velocidade difícil de acompanhar. Recentemente li sobre o lançamento de um esmalte que muda de cor em função do humor da dona. Falei com as minhas filhas e elas adoraram. Mas eu fiquei pensando. Isso até que é interessante, pelo lado versátil da coisa, porém perigoso. Afinal vivemos em uma sociedade onde temos que disfarçar o que sentimos em várias ocasiões.

É ou não é? Então você está naquela reunião importante, de repente alguém fala uma M que te deixa desconsertada, pra não dizer P--- (esse blog às vezes é lido por crianças, preciso maneirar no vocabulário) e logo a sua própria mão vai revelar como você reagiu?

Na-na-ni-na-não. Sai pra lá cara pálida.

Quando eu quiser ser ousada, pinto a unha de azul, verde, preto ou qualquer outra coisa cheguei. Quando quiser ser comportada, mando ver uma francesinha ou um areia básico. Pra reforçar a sensualidade, um Deixa Beijar vai bem. Agora dar uma de camaleão pra todo mundo ver como estou (isso considerando que o negócio dá certo), aí já é demais. Quem quiser que exercite sua capacidade observadora com um pouco mais de esforço. Detesto ser óbvia.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um jornal falante

Causou um grande susto um anúncio sonoro da VW publicado num jornal indiano. Ligações para a polícia, denúncias de bomba, idosos passando mal. Também pudera. A gente pega uma mídia impressa, que até então só estimulava nosso sentido visual, e taca um barulho nela, é de assustar mesmo.

Quando li a notícia, achei interessante. Lembrei-me de imediato do cartão musical que um dia ganhei e achei maravilhoso esse avanço tecnológico, além de dever ser bem caro também. Mas, em seguida me dei conta do abuso. Você pega seu jornal tranquila, leva pro quarto pra desfolhar com cuidado e poder ler ao lado de quem você ama, por exemplo. De repente começa alguém falando, fazendo uma propaganda inesperada. É agressivo. É capaz de você gritar (se for mulher, é claro, rsrsrs), jogar o jornal pro alto, no chão, sei lá. Isso pra não falar na paranóia de bomba. Já pensou se daqui a pouco você está ouvindo seu radio no carro e começa a sair um cheiro ou uma imagem holográfica? Definitivamente não estamos preparados para essa sinestesia.

Se a evolução for por aí, pelo menos que se coloquem advertências nos meios de comunicação.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mulheres cada vez mais bonitas

Você sabia que o Brasil já é o 3º país no ranking dos que lideram as cirurgias estéticas? Nossas mulheres querem peito maior, bunda maior e cintura menor, nesta ordem. Fico me perguntando por que é ninguém fala nada sobre a cabeça. Não importa?

Acho a vaidade legal, levanta nossa auto-estima e também agrada aos demais. Quem não gosta de ver uma pessoa bonitinha, arrumadinha, cheirosinha? Mas gente, isso vale até a hora de abrir a boca, né não? Se começa a falar bobagens, se não sabe conversar, não tem articulação, enfim, o que a gente chama de ‘bom papo’, o resto fica sendo tão secundário...

Sei lá, pelo menos eu acho. Os cuidados com o corpo, e aí incluo as cirurgias plásticas, são legais, mas sem exageros. E temos que saber que, para quem não morre, a velhice é inexorável, assim como a gravidade. Precisamos aprender a enxergar a beleza desta fase também. Alguém tem um óculos bom aí?


sábado, 11 de setembro de 2010

Das profundezas dos nossos medos

O caso dos 33 mineiros chilenos descobertos vivos depois de vários dias soterrados a 700 m de profundidade chamou a atenção do mundo todo. Não obstante a muy longa execução do plano de resgate (será que eles pediram assessoria da British Petroleum?), que por si só já é alarmante, me salta ao coração o que já passou e o que passa pelas cabeças desses homens.

Homens repentinamente privados de quase tudo. Vivos, mas sob condições extremas de ambiente, higiene, alimentação, saúde, conforto. O medo e o desespero crescendo e afetando diferentemente uns e outros.
 
Interessante como se organizaram, com a figura de um líder espiritual entre eles. Interessante as funções que ganham mais relevância, como a do cara que faz os mapas que serão usados pela equipe de resgate, nos provando que tudo é relativo. Interessante a preocupação dos governantes, que providenciaram uma equipe que assessora à Nasa, formada por psicólogos e nutricionistas, para ajudar a manter o espírito elevado, a galera sempre com atividades, ocupada com lazer também, para não pensar bobagens. Uma prova de que a forma como encaramos os desafios que a vida nos apresenta pode definitivamente ser nosso maior amigo ou inimigo.
 
Aí remeto essa situação-limite à nossa própria vida. Acho que podemos aprender com ela. E ainda que acredite na frase ‘a gente só sabe o que sabe’, uma reflexão antecipada à experiência pode nos ajudar quando e se a hora H chegar.

Ser pragmático e racional é importante, mas ter esperança é ainda mais. Minhas melhores vibrações para esses bravos que nos recordam como a vida é um lindo presente que devemos abrir todos os dias.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

FILHOS BLOGUEIROS

Eu ia falar de outra coisa, mas vai ter que esperar porque minha emoção de mãe falou mais alto. Queridos, quero compartilhar com vocês o prazer de ter três filhos blogueiros. Primeiro foi o Felipe, depois de não aguentar mais eu encher o saco dele com tantas perguntas sobre o que eu queria fazer na internet, mas não conseguia (você sabe, aquele espaço entre o micro e a cadeira é ph...), decidiu lançar o “Inimigos da Tecnologia”. Muito próprio. E agora, aos 9 anos, minhas duas fofuras também resolveram entrar nessa. Que bonitinho.

Eu adoro o jeito que as crianças se expressam, sem medo, falando o que vem à mente assim de prima, sem filtro, sem censura. E com cada ideia... Acho que nos inspira, nos dá mais gás, sei lá, anima e nos faz acreditar que um dia esse mundo vai dar mais certo. Oxalá!  

Visitem e prestigiem:

http://amandabarra.blogspot.com
http://helenadventures.blogspot.com
http://inimigosdatecnologia.blogspot.com

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como é que a banda toca


Os governos defendem ou fazem campanha contra as mesmas coisas, dependendo do que melhor lhes aprouver no momento. Você discorda? Bem, esse semana a imprensa divulgou que, no Brasil, o hábito de fumar foi reduzido para 45% nos últimos 20 anos. Fiquei feliz, como ex-fumante e como cidadã. Aqui tivemos várias censuras à propaganda tabagista, advertências colocadas nos maços de cigarro, enfim, providências que certamente foram determinantes para essa redução expressiva. É claro que provavelmente pesou muito mais para o governo os altos valores gastos no tratamento das doenças decorrentes do fumo, especialmente o câncer de pulmão, boca, esôfago e por aí vai.

Pois bem, nessa mesma semana, a agência AFP divulgou que em Moscou, ao contrário, o governo está estimulando a população a consumir mais vodca e cigarro, porque são produtos muito taxados. O governo alega que precisa engordar os cofres públicos e assim resolver os problemas sociais do país. São imediatistas, o problema de tratar os alcoólatras e fumantes fica pro próximo gestor. E a população que se lixe, não é assim?

Ah políticos, melhor não tê-los, mas se não tê-los, como sabê-lo?