quinta-feira, 15 de julho de 2010

Políticos no ar, no mar, nas ruas

Chegaram as campanhas políticas. Arc! Pois é, podemos fugir dos horários gratuitos na TV (thanks Sky), no rádio (I lv my CDs), mas não tem jeito, de uma forma ou de outra eles te pegam. Um santinho daqui, um folhetinho dali, carro de som acolá.
Se pelo menos servisse de alguma coisa...

Outro dia citei num jornal de cliente uma frase que achei muito boa: “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados por quem se interessa”. Pertence a um economista inglês chamado Arnold Toynbee. Realmente. Não podemos, ou pelo menos não devemos, nos dar ao luxo de nos lixarmos para a política. Afinal, no nosso modelo de sociedade, é assim que a banda toca.

Dito isto, faço aqui minha mea culpa quanto ao Lula. Não me lembro se votei nele todas as vezes que ele concorreu, mas algumas com certeza. Depois, porém, fui uma crítica implacável, especialmente no mandato anterior. Hoje refiz essa leitura. Reconheço que o cara é um político nato, e acredito que fez todos os brasileiros serem conhecidos de forma mais digna por aí afora. Erra, com certeza. Mas também acerta bastante e é verdade que o salário mínimo melhorou muito, a pobreza diminuiu e chega porque não estou aqui para defender ninguém. Apenas acalmaria minh´alma saber que nós vamos tentar conhecer um pouquinho da vida pregressa e das ações desses candidatos ficha nem tão limpa assim, antes de entregarmos a eles nosso voto. Eu vou. E você?

4 comentários:

  1. oi mamãe eu deixei esse comentario para te dizer q eu te amo muitississississimo e nunca deixarei d amar!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro ser convocada para opinar!!! Para mim política é um jogo que a gente tem que jogar o tempo todo, é política no trabalho, política com a família, com os amigos e a dos governantes.
    Não é fácil fazer aliança com esse povo sem escrúpulos, mas estamos sendo chamados a votar.
    Eu me lembro de todos os meus votos para o Lula e só não votei nele na última eleição, porque não desceu ainda para mim a história do mensalão ficar por isso mesmo, a do mensalão, a da cueca e as outras do governo Lula, foi uma decepção para mim.
    O país deu uma alavancada mas o mérito não é só do Lula, temos que reconhecer o trabalho feito pelo FHC que também errou muito mas arrumou a casa.
    Não sei em quem votar ainda pois o meu político perfeito está mais próximo de Obama do que de Sarkozi. Não dá para querer um governante narcisista casado com uma "bonequinha", já chega termos sido obrigados a engolir a mulher do Figueiredo.
    De qualquer modo é muito bom a gente poder ser livre para escrever o que pensa dos governantes, pois na época da ditadura, eu ainda era criança, participei do ritual do extermínio dos livros proibidos, além de não poder falar a gente não podia ler também.
    Meu pai era comunista na época da ditadura e lembro muito bem daqueles dias em que escondi um livro dentro da máquina de lavar para o Dops não encontrar.
    Então Viva a liberdade de expressão e a discussão saudável, também Viva o Ficha Limpa que está deixando longe Garotinhos, Malufs e sua turma.
    Espero que este país seja mobilizado a cobrar dos governantes tudo que eles prometem, acho que a imprensa tem papel fundamental. Os jornalistas fazem algum juramento na formatura?
    Gostei muito do que você escreveu, da forma que escreveu, apesar de achar que Helena é muito mais convincente quando escreve que te ama muitisssississsissimo!!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Quando vi o título "políticos no ar, no mar, nas ruas" pensei que se tratava de explodí-los (no ar), de lançá-los aos tubarões (no mar) ou de demití-los (nas ruas)... Mas, não. Você até elogiou o Lula, não por ser um trabalhador autêntico, nordestino retirante, um filho legítimo do povo pobre do Brasil, mas "por ser um político nato". Gostei. Gostei porque é bom quando os eleitores param de sonhar com fantasias improváveis (ou farsescas), e passa a ver que, sim, nossos destinos são decididos pelos políticos e de nada adianta fecharmos os olhos para isso. O melhor é abrir bem o olho, isso sim, e procurar votar nos melhores. Sabendo que mesmo os melhores não são perfeitos - mas são melhores, e isto é FUNDAMENTAL. Lembro aqui que a honestidade é essencial, mas não é o único critério para o voto. Talvez, em determinado momento, não seja nem o mais importante. Um político que não roube, mas que faça tudo o que grandes grupos empresariais desejam, em prejuízo da população, é na maioria das vezes mais nefasto do que aquele que embolsou uns trocados. Um projeto, uma assinatura, podem prejudicar a nossa vida para todo o sempre... (tipo: aumentar o tempo para que possamos nos aposentar, por exemplo). Portanto, quando houve o episódio do chamado "mensalão" (que, na verdade, não se provou) pensei: a eleição é para Santo ou para Presidente? Ainda bem que não era para Santo, pois nesse caso eu não teria em quem votar, pois o outro candidato (Alkmin) também não é santo. Bem, como era pra presidente do Brasil, votei no Lula mesmo. E não me arrependi!

    ResponderExcluir
  4. Ahahahahahah.... vejam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=sCgjQJMhIhU&feature=player_embedded
    Engraçado e criativo...

    ResponderExcluir