quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como é que a banda toca


Os governos defendem ou fazem campanha contra as mesmas coisas, dependendo do que melhor lhes aprouver no momento. Você discorda? Bem, esse semana a imprensa divulgou que, no Brasil, o hábito de fumar foi reduzido para 45% nos últimos 20 anos. Fiquei feliz, como ex-fumante e como cidadã. Aqui tivemos várias censuras à propaganda tabagista, advertências colocadas nos maços de cigarro, enfim, providências que certamente foram determinantes para essa redução expressiva. É claro que provavelmente pesou muito mais para o governo os altos valores gastos no tratamento das doenças decorrentes do fumo, especialmente o câncer de pulmão, boca, esôfago e por aí vai.

Pois bem, nessa mesma semana, a agência AFP divulgou que em Moscou, ao contrário, o governo está estimulando a população a consumir mais vodca e cigarro, porque são produtos muito taxados. O governo alega que precisa engordar os cofres públicos e assim resolver os problemas sociais do país. São imediatistas, o problema de tratar os alcoólatras e fumantes fica pro próximo gestor. E a população que se lixe, não é assim?

Ah políticos, melhor não tê-los, mas se não tê-los, como sabê-lo?

3 comentários:

  1. A Rússia é um país e tem um governo com alguns aspectos estranhos. Essa declaração foi de um ministro deles. Um absurdo. Foi "realista" e "verdadeiro", mas foi irresponsável, pois incentivou hábitos terríveis. Inclusive a Rússia já reconheceu o alcoolismo (pela vodca) como um mal terrível ao país e seu povo. Enquanto isso o ministro da Saúde daqui recomendou ao povo "fazer sexo" para combater a hipertensão. Mais saudável, né? rsrsrs... mas com certeza alguns povos devem ter achado "um absurdo", ou uma coisa exótica, de um país exótico, de um povo de hábitos exóticos, entre os quais a "libertinagem"... Enfim, cada um na sua. Com seus erros e seus acertos.

    ResponderExcluir
  2. É muito triste ter que admitir aqui que os governos não zelam pelo interesse público.
    Pelo que as pesquisas apontam estamos longe, muito longe de alcançarmos um pouquinho de uma verdadeira cidadania, digna, mesmo vivendo em um país tão rico.
    A Educação transforma as pessoas em outras pessoas.
    Eu também sou ex-fumante e as campanhas educativas me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  3. AB disse...
    Fumar é como o vício do alcool.

    você pensa que se curou do vício. Mas, ao colocar um golinho que seja, na boca, começa tudo de novo.
    Eu, por acaso, bebo socialmente, sem risco de adquirir o vício.
    Porém não posso dizer o mesmo do cigarro. Pois fumei por um bom tempo. Tentei parar por duas vezes, mas voltava ao uso do fumo, unzinho por dia, socialmente. Depois dois, depois três... um maço...
    Me curei,mascando chiclete especial. Mas ñ creio que eu deva pensar em fumar socialmente, de novo. NÃO VAI DAR CERTO. . Preciso me afastar de perto de quem estiver fumando.Sinto dificuldade de respira,parece que estou sufocando. Hoje estou bem, sem nem um pingo de
    vontade de fumar, nem socialmente. GRAÇAS!!!...

    ResponderExcluir