sábado, 11 de setembro de 2010

Das profundezas dos nossos medos

O caso dos 33 mineiros chilenos descobertos vivos depois de vários dias soterrados a 700 m de profundidade chamou a atenção do mundo todo. Não obstante a muy longa execução do plano de resgate (será que eles pediram assessoria da British Petroleum?), que por si só já é alarmante, me salta ao coração o que já passou e o que passa pelas cabeças desses homens.

Homens repentinamente privados de quase tudo. Vivos, mas sob condições extremas de ambiente, higiene, alimentação, saúde, conforto. O medo e o desespero crescendo e afetando diferentemente uns e outros.
 
Interessante como se organizaram, com a figura de um líder espiritual entre eles. Interessante as funções que ganham mais relevância, como a do cara que faz os mapas que serão usados pela equipe de resgate, nos provando que tudo é relativo. Interessante a preocupação dos governantes, que providenciaram uma equipe que assessora à Nasa, formada por psicólogos e nutricionistas, para ajudar a manter o espírito elevado, a galera sempre com atividades, ocupada com lazer também, para não pensar bobagens. Uma prova de que a forma como encaramos os desafios que a vida nos apresenta pode definitivamente ser nosso maior amigo ou inimigo.
 
Aí remeto essa situação-limite à nossa própria vida. Acho que podemos aprender com ela. E ainda que acredite na frase ‘a gente só sabe o que sabe’, uma reflexão antecipada à experiência pode nos ajudar quando e se a hora H chegar.

Ser pragmático e racional é importante, mas ter esperança é ainda mais. Minhas melhores vibrações para esses bravos que nos recordam como a vida é um lindo presente que devemos abrir todos os dias.

4 comentários:

  1. mas afinal, eles são Chilenos ou Mineiros? :D

    ResponderExcluir
  2. Fico pensando em questões menos existenciais e mais práticas. Aqueles homens todos, num espaço úmido e apertado, sem tomar banho e sem escovar os dentes por mais de 1 mês... Mas o que mais me apavora é: como fazem para "ir ao banheiro"??? Onde é o "banheiro"??? Há estoque de papel higiênico??? Meu Deus... só de pensar me dá calafrios... Que m...

    ResponderExcluir
  3. Medo todos nós temos. A gente só cria estrutura na medida em que os acontecimentos aparecem.
    Eu enfrento todos os meus medos, só não consigo enfrentar 1 deles. O mar. Eu era criança e tinha viajado com minha avó. Quando retornei minha mãe contou que meu pai quase tinha morrido afogado, contou com todos os detalhes que você possa imaginar e eu nunca mais consegui entrar no mar. Acho que se eu tivesse visto a cena seria mais brando... rsrsrs Acontece que meu pai era o cara do mar e eu adorava entrar no mar com ele, mas depois disso...

    ResponderExcluir
  4. os medos podem muitas vezes servir para nos estimular a querer sempre mais!

    adorei o texto tia!

    meu blog tá atualizado!
    passa lá.. beeijão

    ResponderExcluir