quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

2011, te saudamos!

Que tipo de mensagem poderia ser a primeira de 2011? Sempre queremos começar o ano bem, com pé direito, sendo gentil, paciente, fraterno, não é mesmo? Então, o que vocês gostariam de ouvir, ou melhor, ler? Lembrei das aulas de antropologia e do livro do Roberto da Matta que me marcou muito, chamado Relativizando.

Foi a primeira vez que fui estimulada a me colocar no lugar dos outros, no contexto dos outros, a ver os fatos com novos olhos, livre de pré-conceitos, analisados dentro de uma perspectiva que não seria necessariamente a minha. Assim fui apresentada a sociedades matriarcais, a tribos que não consideram o incesto um pecado, a costumes totalmente diferentes de nós, ocidentais capitalistas. Gostei muito de poder ver por essa nova ótica.

Acho que o ano novo é uma época propícia para isso. Experimentar, não ter paradigmas, arriscar, ousar perder o chão, mas não o solo. Assim poderemos fazer novas descobertas, ampliar nossos horizontes e nossa compreensão acerca do mundo.

Bem-vindo Ano Novo. Um brinde a você, a olhares menos críticos e ao divino que há em cada um de nós! Namastê!

Um comentário:

  1. Adoro as primeiras horas de janeiro, adoro os primeiros dias de janeiro. Brindo com você este novo ano que começa e já começa com muito trabalho. Namastê! Aloha! Salue! a la suma de los días.

    ResponderExcluir