sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ninfomaníaca: uma mulher insaciável?

Gosto de polêmicas. Acho que tendemos a aprender e a engrandecer com o controverso. Também sou curiosa e ultimamente tenho revisitado minhas posições a respeito do sexo. Então fui assistir à “Ninfomaníaca”, que conseguiu a proeza de bonequinhos aplaudindo, olhando e indo embora. Devo dizer que amei, um filmaço. Com certeza verei o volume II e guardarei o nome de Lars von Trier ao lado de Almodovar, Quentin Tarantino, Woody Allen e outros que adoro.

Para não ser ‘spoiler’, pouparei vocês de uma sinopse, mas gostaria de ponderar alguns aspectos:

- se há cenas de sexo explícito? Com certeza, mas isso aí você faz, já fez ou sabe muito bem o que é, então por que se chocar?

- tente ver pelos olhos da protagonista. Enxergue além do óbvio que sempre querem esfregar na nossa cara que é para não vermos mais nada. Refute esta mesmice, afaste-se e aí entre no intrincado novelo emocional da ninfo.

- permita-se questionar-se a respeito da virgindade, da prática sexual com vários parceiros, dos significados ocultos entre o prazer e a dor.


Deixe o preconceito na porta do cinema e divirta-se!


10 comentários:

  1. Rita..vc hj esta escrevendo coisas muito profundas.
    Que bom ve-la como uma pessoa livre de preconceitos,e,capaz de compreender
    os fatos ou os fenomenos distanciada de um foco pessoal e das amrras que ainda existem em todos nós..afinal somos humanos.
    Ontem assisti Azul é a cor mais quente..depois queria trocar ideias com vc Vou ver Ninfomaniaca na terça..bjs Ceci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Ceci, fico muito feliz com sua observação, ainda mais sendo você especialista na alma humana. Acho o fim da picada condenar as pessoas por suas opções sexuais e acredito que devam ser, sim, opções e ninguém tem nada com a escolha. Por que será que se sentem tão ameaçados? Mudando de filme, vou adorar trocar ideias contigo sobre "Azul é a cor mais quente". Esse eu vi com minha prima e ambas adoramos. Gosto dos filmes humanos, que mostram relações entre pessoas de carne e osso e não aquela coisa plastificada que vem pronta pra engolir dos cinemas 'de shopping'. Bjs

      Excluir
  2. Ninfomaníaca vai para lista, amanhã quero ver Trem Noturno para Lisboa. Vou tentar assistir pela ótica da protagonista, sem preconceitos. Boa dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei "Trem Noturno...", o filme e o livro são bárbaros. Depois me diga suas impressões. Acho que pelo conheço de você também gostará muito do "Ninfomaníaca". A conferir.

      Excluir
  3. Meninas me incluam nessa da Ninfomaníaca, assisti ontem (18/01/14), não comento nada agora para não frustrar os que não viram. mas antes vou ter que pesquisar um pouco sobre o que seja sadismo, masoquismo e o que efetivamente é ninfomaníaca, não está muito claro a diferença que o senso comum diz que é e a delimitação médica para mim.

    Rita, concordo plenamente com você, não vi nada que me chocasse a ponto de desmaiar como foi noticiado que um homem desmaiou.

    Agora um pouquinho de veneno rsrsrsr, no dia em que fui, havia muitos homens e um sentou a distancia de uma cadeira de mim e o coitado estava tão hirto que fiquei a confabular comigo mesma, senão que ele não quer se mexer para não dá uma impressão de que algumas cenas o atingiram na libido. Que maldade minha rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Ah, Helene, seu comentário me fez lembrar. A sessão estava quase começando quando duas moças me pediram licença e sentaram-se a meu lado. Lá pelas tantas eu vi a mãozinha de uma se dirigindo ao joelho da outra, depois um pescoço se curvou sobre outro ombro e depois uma virada de cabeça que com certeza foi um beijo. Tudo suave e low profile. Novos tempos!

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas, fui ver Ninfomaníaca e também adorei, não fiquei chocada e fiquei bastante entretida com a bela narrativa. A bonequinha aqui aplaudiu de pé e estou aguardando o volume II. Vou tentar ver Melancolia que eu perdi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Rose. Nós estamos em sintonia com o mundo livre de preconceitos! Depois me conte de Melancolia, esse eu não vi.

      Excluir
  6. Rita, teus comentários foram excelentes! Ainda não vi o filme, mas, através deles, estou certa de que é imperdível. Farei o possível para assisti-lo. Levando em conta, ainda, nossa afinidade no gosto pelos livros e escritores. Depois te conto.
    Elenir

    ResponderExcluir
  7. É verdade, Elenir. Temos muitas afinidades, quem sabe essa será mais uma. Depois de ver, me conte. Bjs.

    ResponderExcluir