quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Unhas que te entregam? Tô fora


Novidades cosméticas proliferam-se a uma velocidade difícil de acompanhar. Recentemente li sobre o lançamento de um esmalte que muda de cor em função do humor da dona. Falei com as minhas filhas e elas adoraram. Mas eu fiquei pensando. Isso até que é interessante, pelo lado versátil da coisa, porém perigoso. Afinal vivemos em uma sociedade onde temos que disfarçar o que sentimos em várias ocasiões.

É ou não é? Então você está naquela reunião importante, de repente alguém fala uma M que te deixa desconsertada, pra não dizer P--- (esse blog às vezes é lido por crianças, preciso maneirar no vocabulário) e logo a sua própria mão vai revelar como você reagiu?

Na-na-ni-na-não. Sai pra lá cara pálida.

Quando eu quiser ser ousada, pinto a unha de azul, verde, preto ou qualquer outra coisa cheguei. Quando quiser ser comportada, mando ver uma francesinha ou um areia básico. Pra reforçar a sensualidade, um Deixa Beijar vai bem. Agora dar uma de camaleão pra todo mundo ver como estou (isso considerando que o negócio dá certo), aí já é demais. Quem quiser que exercite sua capacidade observadora com um pouco mais de esforço. Detesto ser óbvia.

4 comentários:

  1. Gosto dessa coisa lúdica das unhas, mas penso que se alguém precisar fazer a leitura através da cor da minha unha deve estar completamente alienado porque não consigo disfarçar o que sinto. Sou óbvia e não disfarço nada, já até me disseram que preciso ser mais "resiliente". Ganho vários adjetivos, principalmente se não ajo conforme as expectativas.
    Ainda não usei, mas gosto de unhas verdes, azuis e de cores diferentes das convencionais.
    Semana passada estava no salão e vi uma mulher com 2 filhas pequenas fazendo as unhas no salão. Quando eu era criança não podia pintar as unhas mas a garotinha ficou uma graça com a unha azul.

    ResponderExcluir
  2. As pinturas e adornos adotados pelos humanos - como os índios, mulheres e outros seres exóticos - sempre o foram por decisão (consciente ou não) dessas pessoas para mostrar "ao mundo" seu estado de espírito. Para a guerra ou para o amor, são sempre uma "declaração de intenções". Ou seja, ainda que não estejamos necessariamente nesse espírito, é assim que queremos estar - e transmitir através das cores, dos símbolos, do estilo, etc. Portanto, um esmalte que revela, à nossa revelia, o "estado de espírito" ou o "estado emocional" em que nos encontramos não serve para nada. Só seria útil ao nosso psicanalista. Esse tal esmalte "roubaria" das mulheres a decisão soberana de "se mostrar" como deseja. Um absurdo. E logo contra a mulher que, diferentemente dos homens, é mestre na arte de levantar o astral a partir do incremento de seu próprio visual. Esse é um poder super legal das mulheres, que esse tal esmalte quer roubar. Se for assim, que façam roupas absolutamente neutras, transparentes, que assumiriam por si próprias as cores do nosso "astral". Acabou a nossa autodeterminação, a nossa soberania sobre nossa própria apresentação ao mundo. Ou seja, é o fim da picada!

    ResponderExcluir
  3. Completando: imagine um esmalte que revele sua ansiedade, seu medo, sua aflição, sua insegurança, seu mau humor... acho que na competição do "mercado" (de trabalho e do amor) a mulher não precisa de mais esse "inimigo"... rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. oi, adorei o texto das unhas, eu quero esse esmalte!!! bjs!!!

    ResponderExcluir