quarta-feira, 20 de outubro de 2010

À Cuba libre

Primeiro, uma curiosidade: diz o resultado da pesquisa no google que a famosa cuba libre, que tanto rolou nas festas de outrora, é uma bebida cuja invenção é atribuída aos soldados norte-americanos que ‘ajudaram’ nas guerras da independência cubana (1898). Ah, o destino sempre nos pregando peças...

Agora vamos ao fato, já meio velhinho - eu estava sem inspiração para escrever – de que 500 mil trabalhadores estatais cubanos serão dispensados de seus postos e incentivados a abrir negócios próprios. Caraca, 500 mil??? Fiquei estarrecida. Haja empreendedorismo, e assim, de repente. Como esse povo todo vai se arranjar?

Arrendamento, usufruto e cooperativas também são apontados como alternativas, mas será mesmo nos pequenos negócios familiares que a coisa terá que deslanchar. Ou não.

Confesso que uma parte de mim se entristece em saber que o último suspiro socialista chegou. Ao mesmo tempo, torço para que o que o novo governo idealiza como possível e auspicioso realmente aconteça e a ilha de Fidel possa mostrar ao mundo a que veio. Com uma população com alto nível de escolaridade, medicina de primeira e sem as rigorosas sanções que os americanos e aliados impuseram ao longo de décadas, acho que los hermanos podem chegar lá.

Que Che os ilumine!

4 comentários:

  1. Infelizmente não existe novo governo em Cuba e sim a continuação da antiga ditadura. Mario Vargas Lhosa, nosso Nobel de literatura muito bem colocou que romper com a esquerda é ter que se explicar todos os dias. Sigo Yoanne Sanches no Twitter que é uma blogueira que vive em Cuba e não consegue autorização para sair do país e receber seus prêmios e twitta às cegas para o mundo a situação de Cuba. Não há liberdade em Cuba. O regime sobrevive a duras penas e às custas do desenvolvimento da nação.

    ResponderExcluir
  2. "Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, mas nenhuma delas é cubana".
    Fidel Castro

    ResponderExcluir
  3. "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros".
    Che Guevara

    "Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar".
    Che Guevara

    "Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida".
    Che Guevara

    ResponderExcluir
  4. "Os poderosos podem matar uma, duas, até três rosas, mas nunca deterão a Primavera".
    Che Guevara

    ResponderExcluir