sábado, 23 de julho de 2011

No futuro, novas maneiras de dizer a mesma coisa



Estou lendo Admirável Mundo Novo e é inevitável não tentar imaginar o futuro. Já em 1932, pouco antes da 2ª guerra mundial, Aldous Huxley inventou o que poderia ser um mundo perfeito, sem dor ou depressão, com consumo liberado de drogas que sequer tinham efeito colateral. Maravilha? Leiam e saberão.

Mas o futuro sempre nos inquieta, não? Nem falo das questões universalistas e de geo-política, mas daquele amanhã que adentra nossa casa e invade nossa vida em pequeninas coisas que acabam tendo grandes desdobramentos. A internet é um exemplo recente. E hoje, deparei-me com isso: “No futuro, as crianças usarão camisetas em que, no lugar de serem estampadas com fotos estáticas, exibirão slideshows com diversas fotos em sequência, ou mesmo vídeos”. A frase é de LaChapelle, canadense cofundador de uma rede social especializada em mobilidade falando sobre o futuro da foto digital.

Chama minha atenção a necessidade do homem comunicar-se com o outro, mesmo que não o conheça, mesmo que, a princípio, não queira falar com ele. A foto, em movimento ou não, o vídeo ou frases são todas formas de dizermos um pouco sobre nós mesmos e assim nos diferenciarmos em meio a uma multidão. Acredito nisso, não gosto daquilo, compro essa ideia. Que bom que, ao que parece, no futuro continuaremos inventando outras formas de transmitir a mesma coisa.

Em tempo: escolhi um vídeo que usaria na minha camiseta futurista, e com direito à música, inclusive.

4 comentários:

  1. Sua colocação é muito atual. Essa semana li alguma coisa em algum lugar que falava sobre o tempo presente. Que muitas vezes precisamos deixar de viver o presente para preparar o futuro, tipo assim renunciar a uma viagem para que possamos nos preparar para algum concurso e por aí vai.
    Agora vem você com isso das camisetas que eu já li há algum tempo atrás. É claro que nosso comportamento, nossas atitudes, a roupa que vestimos e o jeito de conduzirmos nossas vidas diz muito sobre quem nós somos,mas.... eu ainda prefiro acreditar nos olhos das pessoas, estes sim podem dizer muito mais do que quaisquer letreiros futuristas.
    Posso me considerar uma pessoa privilegiada por SEMPRE ter dito para TODOS o que passa na minha cabeça, até para aqueles que são incapazes de perceber a alma humana e que precisam de subtitles.
    Quero no futuro poder transmitir tudo que me interessa com palavras, com atitudes, com o olhar.
    Agora vou ver o vídeo da sua camiseta futurista.
    Adoro as tuas colocações.
    Rose Timpone

    ResponderExcluir
  2. Legal o lance da camiseta. Tomara que não dê choque. Chato vai ser explicar pra Marinete como faz pra passar essa camiseta. Falando em futuro, sabia que o Bill Gates já está bolando o vaso sanitário do futuro? É sério!!! Será o cocô tecnológico... Veja no link: http://limpinhocheiroso.blogspot.com/2011/07/bill-gates-quer-reinventar-o-vaso.html

    ResponderExcluir
  3. A minha camiseta vai ser lilas com o video de uma musica ! huum..mas ainda vo escolhe qual vai ser.

    ResponderExcluir
  4. Rita, bom que possamos usar várias camisetas de acordo com nosso estado de espírito no dia. Assim as pessoas ja ficariam alertas para saber se podem ou não brincar...rsrsr A minha atualmente traria um poema "Poema em linha reta", F Pessoa... Gostei muito do seu vídeo escolhido, e do texto, é claro!
    Bjs.

    ResponderExcluir