domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro ou qualquer dia



Eu, que vocês já sabem sou fã da Martha Medeiros, hoje não gostei de sua coluna. Não sei porque as pessoas acham que são obrigadas a falar do 11 de setembro. Eu não acho, mas falo mesmo assim, por Indignação, até para usar o título do excelente livro de acabo de ler.

Jamais considerei esta data um marco e acho chocante e mudo de canal quando a Globo faz suas reportagens especiais com uma jornalista prostrada com cara de Maria Madalena onde antes se viam as torres gêmeas e diz que a liberdade foi ameaçada, que o terrorismo é a pior coisa do mundo e que uma piscina sem fundo foi inaugurada em homenagens às vítimas, representando um pranto sem fim pelos inocentes mortos. Eu pensei que era jornalismo, mas era a novela das 6, das 7, das 8, sei lá qual, porque felizmente não vejo nenhuma.

Sem qualquer apologia ao terrorismo, que é mais um mal da humanidade, acho que não podemos cair neste canto da sereia. Foram 2.996 vítimas no atentado de setembro, contra cerca de 873 mil mortes, só para falar nas guerras do Iraque e Afeganistão, patrocinados pelos santinhos do pau oco. Sugiro que vocês acessem o link abaixo e aprofundem o que é informação de fato.

http://jornaldedebates.uol.com.br/debate/quais-os-verdadeiros-valores-sociedade/artigo/11-setembro-os-mortos-norte-americanos-os-outros-mortos/16280 

No mais, hoje é um dia qualquer, desses em que o homem deveria refletir sobre suas ações, não querer invadir países alheios, não desejar inflar a opinião pública contra esse ou aquele ditador porque a exploração do petróleo ou de qualquer outra riqueza local lhe convém, um dia em que poderíamos deixar a hipocrisia de lado e sermos, finalmente, o que o nome nos sugere: humanos.

P.S: A foto refere-se a um dos inúmeros bombardeios orquestrados pelos americanos contra o Iraque, que como se sabe não tinha qualquer arma secreta de destruição em massa. O país continua arrasado até hoje. Não sei o dia que dedicam a esses centenas de milhares de mortos e suas famílias destroçadas, mas poderia ser hoje.

5 comentários:

  1. Excelente, Rita! Mas confesso, este é um dia inesquecível! Gostei muito tb da referência ao livro lido por nós: Indignção.Sim, é isto que as guerras causam nos homens de paz!
    Bom domingo!
    Ah, você c lembra o que fazia nesse dia? Eu me lembro exatamente, assim como no dia da Redentora assumindo e da morte de Getúlio, embora fosse um menina.São dias de grande comoção.
    E...também sou fã da Martha. Ainda vou pegar meu jornal de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre corajosa em se mostrar, mesmo na contramão da opinião publica. Eu penso que foi um marco o 11 de setembro, os memoriais precisam ser erguidos. A ação foi impactante, necessária muita reflexão. Há 10 anos atras o mundo era outro, a América não e mais a mesma.

    ResponderExcluir
  3. Rita, li a crônica da Martha.E não é que ela pergunta onde vc estava?....rsrsrs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela lucidez e a coragem de dizer o que devia ser óbvio (dizer o óbvio é o que ninguém faz: "o Rei está nu!" disse o menino desavisado da hipocrisia reinante). Faz-se uma pequeníssima justiça aqui: ontem uma cometarista internacional da GloboNews falou 1 (uma!!!) frase: "Fala-se muito nos 3.000 que morreram nas torres gêmeas e nos 6.000 americanos que morreram nas guerras do Itaque e Afeganistão. Mas nada se fala dos 120.000 que morreram no Afeganistão por conta dessa guerra". Foi só isso. O máximo do "equilíbrio jornalístico". E computou "só" os 120 mil do Afeganistão; esqueceu os 700 mil do Iraque. Estamos falando de crianças, mulheres, idosos totalmente inocentes!!! A hipocrisia dos subjugados, dos colonizados, manda-nos reverenciar o 11 de setembro, oh!!!. Lamento muito os americanos que morreram nas torres, mas não os militares, pois são meros invasores, sem qualqwer justificativa aceitável para estarem no Oriente Médio. Mas, mesmo no caso das torres, diga-se que HÁ AMERICANOS que duvidam da versão oficial. Para eles, foi coisa do próprio Governo Bush. Vejam: http://www.youtube.com/watch?v=yxZgsza82x0

    ResponderExcluir
  5. É bem isso mesmo cunhada!!! Deveria ter um dia para lembrar essas mortes em massa que ocorreram antes de 11 de setembro!! Ou será que as mortes causadas pelos americanos em hiroshima e Nagazaki não tinham importância??? Isso é um verdadeiro absurdo...

    ResponderExcluir