terça-feira, 20 de setembro de 2011

Não há esperança para a Hope



Não sei se vocês já viram o anúncio da Hope que a Gisele Bundchen está fazendo (link http://www.giselebundchen.com.br/novidades/9809/nova-campanha-de-lingerie-gisele-ensina). Eu achei absolutamente chocante. Primeiro ela aparece de vestido dando para o marido (calma) a notícia de que a mãe dela vai morar com eles. Aí aparece marcado ‘errado’ naquela forma de comunicação e então a Hope vai ensinar a forma certa de dizer. Aparece novamente a Gisele de calcinha e sutiã, dando a mesma notícia, com a marcação de ‘certo’. E a vozinha diz: ‘Você é brasileira, use seu charme’.

Francamente, depois de a mulher ser acusada de provocar estupros por se vestir de modo ‘ousado’, de se matar a companheira alegando honra masculina ferida e outras atrocidades, vieram a luta pelos direitos iguais, a lei Maria da Peña e parcos avanços sociais. E agora, em pleno 2011, invadem a minha casa com uma mensagem dessas, que nem sei como caracterizar. É assim que se passam os conceitos mais podres, em tom de brincadeira, de gracinha.

Decepção com a Gisele, que eu pensei ter mais que beleza exterior para mostrar. Decepção com o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que nem deveria permitir uma mensagem machista dessas e decepção com a Hope, que não entra mais aqui em casa. Aqui, só esperança legítima, dessas que brotam da alma do homem sem gênero, crescem com as ideias, frutificam com as palavras e semeiam ações que valem a pena.

3 comentários:

  1. Sabe o que é pior? O subtexto dos comerciais. Tem um em que ela fala ao marido que "bateu o carro, de novo". No outro, informa que estourou o limite do cartão de crédito... Quer dizer, reforça o estereótipo machista de que mulher dirige mal e é gastadora (e do dinheiro do marido!). Logo Gisele, que tem o seu dinheiro e não depende de marido nenhum, como hoje acontece com a maioria das mulheres, que trabalham fora e são fundamentais para o sustento da família. E nesse mundo doente que a popaganda ressalta, o homem é o verdadeiro imbecil, pois ele aceita a gastança, o carro quebrado e até a sogra em casa se a esposinha se vestir de calcinha e sutiã... Fala sério!
    Então, verifica-se que o acinte da "chantagem sexual" (é o que a notícia dada em trajes íntimos sugere) é só o primeiro absurdo. Mas o caso se agrava quando analisamos todas as mensagens embutidas nos três comerciais de 15 segundos. Quer dizer, são 45 segundos de agressão à inteligência de mulheres e homens.
    Por último, há que se notar o seguinte: Gisele é uma magrela que não faz a cabeça dos brasileiros. Essas coxas finas não nos dizem muita coisa!

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  2. Amanda diz : "Eu concordo com você mamãe!"

    Helena Diz : "ahãm..."

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  3. Hope, Hope, Hope, não! " E eu ...gostava tanto de você..." Hoje venho diferente, vou torcer para meu comentário se concluir...Afinal é a terceira vez que aqui tento! E venho do mesmo jeito, direto como gosto! Somos mulheres, Rita e eu, e por um acasorsrsr pensamos do mesmo jeito em relação a esta propaganda...Amesquinhar a mulher em sua inteligência? Que que é isso?!
    Outro dia, falei numa comunidade sobre as barganhas de amor(?): tem mulherzinha que age de uma forma vergonhosa dentro do casamento! E vem a mídia, no lugar de educar, aproveitar o que é bom, usar de algo condenável?!Apequenar nossa inteligência?! Não à Hope! Obrigada ,Rita, pelo excelente comentário! Nem sabia, pois ando desligada...Mas estou indignada!
    Bjs
    Elô

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