quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Flor de sal grosso



Vocês já viram um pinheiro em flor? O que é a ignorância, eu nunca soube disso e quando o pinheiro aqui de casa deu flor, pensei que fosse praga. Eram pontinhos brancos nos vértices das folhas que lembravam grãos de sal grosso.

E eu pensei: então também hão de espantar os maus olhados e os espíritos sem luz. Mas que medo é esse que aparece de repente mesmo frente à agradável surpresa e descobrimento de um pinheirinho em flor? Pinheirinho até é modéstia porque há mais de um ano ele cresceu tanto que o mais de 1,80m do meu marido não deu para adornar-lhe o cume no Natal do ano passado. É um baita pinheiro que enfeita o jardim perto da piscina e eu de novo penso que é possível que crie raízes tão profundas que invadam a estrutura interna da piscina, quebrem os ajulezos e olha aí o prejuízo. Puxa vida, será que a felicidade me assusta tanto assim? Quantos fantasmas mais me rondam mesmo que seja de dia? Quantas culpas preciso espiar antes de conseguir somente apreciar o belo?



Bem, se dizem que ter a consciência é o primeiro passo, cá estou eu, e não há caminho tão longo que não comece com um simples passo. Enfim, um dia, quando conhecer-me mais e melhor, quisera poder descobrir em mim uma singela flor de sal grosso que me crescesse discreta, adornasse a alma e pudesse enfeitar também a sua vida.

3 comentários:

  1. Rita, minha sensível e linda poetisa:
    Que beleza a foto do pinheiro e de suas divagações, que são muito mais percepções, sobre o mesmo. Você, Rita, já é uma flor, que vem se desabrochando a cada dia, querida. A sua escrita enternece nossas almas e, com isso, você já está contribuindo com uma parte da ECOLOGIA HUMANA (a saúde de nossas mentes). Beijos de Angela Ellias.

    ResponderExcluir
  2. Rita se superou, escreveu com muita suavidade sentimentos profundos, eu já desconfiava que sua alma eh cor de rosa. Lindo, bsj

    ResponderExcluir
  3. Rita, você já enfeita nossas vidas, acredite. Assino todo o comentário de Ângela.
    E acrescento ao que Rosemary diz: sua alma é azul, reflexiva, calma e sonhadora! Vejo o carinho especial que teve com este texto.
    Bjs, querida!

    ResponderExcluir