quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sobre MMA e outras batalhas



O que uma pessoa não tem que fazer para agradar seus 17 leitores e meio? Graças ao bom Ford (digo, Lord), que Agamenon, colunista, me ensinou. Pois é, um desses leitores exigentes me disse que eu tinha que dar um furo de reportagem, quiçá sobre MMA, que cá pra nós, até pouco tempo eu pensava tratar-se de algum fator matemático do qual eu tinha esquecido. Na minha época era MMC, MDC, pra MMA, não vai lá muita diferença. Bem, como um furo de reportagem eu só posso dar se pegar o jornal e enfiar a caneta em alguma matéria investigativa, vamos de MMA.

Pra quem não sabe, a sigla é inglesa, Mixed Martial Arts e eleva a porrada solta à categoria de esporte. Ih, acho que já perdi meu leitor. Prossigamos, porém.

No MMA, são dois oponentes que podem usar golpes de luta em pé e técnicas de luta no chão. A dita arte de baixar o cacete tem origem dupla, de um lado o vale-tudo que começou lá nos idos de 1930, e de outro, o shooto, artes marciais misturadas organizadas pelos japoneses na década de 1980. O negócio se tornou popular e alçou o estrelato nos Estados Unidos em 1993, quando se criou o primeiro UFC (Ultimate Fight Championship). Hoje em dia, a Sky cobra uns 40 paus se você quiser assistir a uma lutinha dessas na madruga e para ver o sangue escorrendo ao vivo é preciso pagar muito mais, variando de R$ 275 a R$ 1.600.

Acredito que o (ram, ram), esporte, atrai muito mais a ala masculina, mas lembro de ter visto a Sandy no gargarejo de uma final desses que o Anderson Silva disputa. Dio mio, perché? Eu pagaria para ver dois marmanjões se acarinhando, não libidinosamente, mentes poluídas, mas uns afagos aqui, um cafuné ali e dois beijos acolá, que mal tem? Que o digam os russos e a máfia italiana. Agora pagar pra ver gente batendo e gente apanhando, ah isso não é pra mim. E se me pagaram também não vou, só se for muiiiito. Agora, se reativassem as lutas do Coliseu, eu poderia abrir uma exceção. No mais, fico com outras batalhas, a gente também apanha, também bate, mas tem a chance de crescer e melhorar.

Em tempo: Pra quem gosta, o vídeo é de uma luta tida como uma das melhores dos últimos tempos, entre Minotauro e Bob Sap.

7 comentários:

  1. Bem... quer dizer que ir ao Coliseu ver leão estraçalhar e comer gladiador, tudo bem... mas assistir dois marmanjos adultos, de peso semelhante, treinados, disputar uma luta, onde prevalecem regras e ética esportiva, aí não dá? O problema é um sanguinho na cara de vez em quando? São as orelhas definitivamente deformadas pelos socos? Aaaaahhhhh... eles ganham muito bem pra isso, pode ficar tranquila. A situação deles é infinitamente mais favorável do que a dos pobres gladiadores no Coliseu. O único leão que morde os lutadores atuais é o Imposto de Renda... Agora, quanto a esse negócio de "uns afagos aqui, um cafuné ali e dois beijos acolá" entre homens... melhor nem comentar...

    ResponderExcluir
  2. Ir ao Coliseu assistir a uma luta dessas, por mais 'disgusting' que pudesse ser, e tenho muito simpatia pelos leões, seria também muito charmoso. Na vida há que se fazer opções... Quanto às orelhas, com certeza são asquerosas e por escolha dos próprios, não acho que o dinheiro pague tudo. Quanto aos afagos, esclareci que não eram libidinosos, falo dos beijos entre os russos, por exemplo, de um abraço fraterno, só isso, ô mente poluída.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, e agora que assisti ao vídeo... baita luta! Linda! De uma beleza incomum... o brasileiro Minotauro derrotando um grandalhão desses, na técnica! Não tem como não vibrar!!!

    ResponderExcluir
  4. No MMA os caras beijam muito, principalmente o chão quando são nocauteados! ahahahaha......

    ResponderExcluir
  5. o video é muito bom, mas a matéria é muito preconceituosa.

    a Sandy tambem luta mma (não competitivamente obvio) por isso dela estar presente em alguns eventos.

    E a propósito o strikeforce (antigo concorrente do UFC, agora foi comprado pelo proprio) também tem divisão feminina no MMA procura um video de luta da gina carano pra agradar seus leitores masculinos :)

    ResponderExcluir
  6. Li o texto, pero... como você prefiro mesmo os leões, são mais bonitos na ignorância rsrsrs rsrsr Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Rita, o que mais me me preocupa é a supervalorização midiática desse "esporte". Mas sei que isso se faz necessário porque o box, o antigo queridinho da mídia, faliu. Já que não se pode mais ver dois marmanjos trocando socos e mordendo orelhas, que se mostre dois marmanjos aos sopapos e pontapés, mas com muita técnica... A quantidade de artistas e celebridades que compareceram ao evento aqui no Rio, mostra que o modismo chegou para ficar. E nem vou falar do Anderson Silva, que até clip de música tem feito (qual é o sentido?).

    ResponderExcluir