quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CORPOS AO LIXO


Absolutamente impressionante a tragédia que culminou com tantas mortes no desabamento dos três prédios no centro do Rio. Impressionante não apenas pelo ruir do prédio maior, que arrastou e arrasou os dois menores, mas porque o que fizeram nossa prefeitura, bombeiros e defesa pública foi priorizar a remoção imediata dos escombros, livrar as ruas interditadas do caos no trânsito o quanto antes, devolver uma pretensa normalidade ao centro nervoso da cidade.

Mas, pergunto, e as vidas? Não era para ser essa a prioridade, achar sobreviventes enterrados, esmagados entre vigas e pó? A vida de um homem vale nada? Como explicar que pedaços de corpos sejam ‘achados’ nos terrenos que receberam o despejo dos entulhos? Partes que podem ter sido apartadas e condenadas por ações apressadas e descuidadas de gigantes pás mecânicas movidas pela ordem sem pena da produtividade à toda prova. Um horror, uma vergonha, um descalabro.

Felizmente nem só de tragédias vive o homem. Salve o empresário britânico que dividiu os lucros com a venda de sua empresa de transporte entre os funcionários. Enfim uma alma que se salva. Bem se viu que não era político.

2 comentários:

  1. Rita esta tragédia é impressionante em muitos aspectos.
    Eu gostei da agilidade dos bombeiros. Depois de tanto tempo de fumaça que saía dos escombros era impossível encontrar sobreviventes como a gente está acostumada a ver pela tv em escombros de terremoto.
    Os fantasmas da Ditadura continuam assombrando visto que não levaram ao público que encontraram carcaças de navios, acho que do século XVII, para que não embargassem as obras do metro e transformassem a área em sítio arqueológico. Isso é incrível.
    As vítimas que sobreviveram, já organizadas em associação, estão querendo imputar a culpa pelo desmoronamento à Prefeitura do Rio, sim, porque a TO que parece ser a responsável pela tragédia não vai dar conta de tantas indenizações e se duvidar ninguém irá preso.
    A vida de um homem não vale nada mesmo, mas isto já é uma outra reflexão.

    ResponderExcluir
  2. É impressionante que não tenha surgido na imprensa uma só voz que levantasse essa questão! Poxa, se surgiram pedaços de pessoas lá em Caxias, onde o entulho foi despejado, então esses pedaços foram "cortados" pelas máquinas que recolheram os escombros? Essas pessoas poderiam estar ainda vivas quando foram inadvertidamente "recolhidas" junto com o concreto e as ferragens? Nenhum repórter sequer perguntou isso!!!! Mas uma coisa eu sei: se fosse na época e a responsabilidade coubesse ao Governo Lula... aaaahhhh... aí as manchetes seriam: "Resgate feito pelo governo Lula pode ter estraçalhado vítimas", e vários quadros comparariam "A pressa do governo Lula X os cuidadosos e demorados resgates mundo a fora". E mostrariam que em outros países foram achados sobreviventes até semanas depois do acidente, o que aqui não se deu e nem poderia, dada a pressa em enfiar escavadeiras e "limpar" a área. Hoje O Globo chega a culpar o CREA pela falta de fiscalização... mas o CREA não tem poder de polícia, nem estrutura e nem é sua finalidade fiscalizar os prédios de todo o estado... Mas vale tudo para tirar o foco e a culpa das costas de Eduardo Paes. Tem eleição este ano... e Paes é amigo e aliado da grande mídia. Não é hora de carregar nas tintas em cima do rapaz.

    ResponderExcluir