sábado, 5 de maio de 2012

PARA OLHOS DE VER E SENTIR

 
O caderno ELA de hoje, 5 de maio, traz lindas fotos do povo angolano herero (aliás em exposição no Museu Histórico Nacional), mas o que fica cristalizado para mim são as formas múltiplas de se viver as diferenças, sem certo ou errado, combinações distintas eleitas por povos de tantas etnias.

Se me fosse dado escolher, onde é que meu coração quereria nascer? Tão arraigados que estamos aos nossos costumes, sabemos ainda onde está a relativização dentro de nós?



A cultura me vem aos olhos
marejados
pela poética da diferença
de tantas tribos
que somos nós.

Saudo os hereres
polígamos nos quais
pais não se importam
em saber se criam
a prole de seu sangue.
Ora, se criam, são seus.

A simplicidade com que
podemos terminar com
rixas, rachas, dores, mortes
é isso que assusta-me o coração
já viciado com o pó ocidental,
a maquiagem que forja beleza
e professa falsa certeza
onde há pequenez e rudeza.

2 comentários:

  1. A maior de todas as riquezas que este sofrido planeta sempre nos teve a oferecer, é certamente a diversidade de povos e culturas. Corremos o risco de perdê-la por conta da hegemonização cultural do sistema neo-liberal. Seria uma pena que nos tornássemos um grande Bigmac civilizacional, totalmente padronizado, comendo as mesmas comidas, vestindo-se igual, ouvindo as mesmas músicas... será uma chatice se um dia chegarmos mesmo a esse ponto de hegemonização. A esperança renasce quando percebemos que ainda há culturas (sadias) que ainda sobrevivem, apesar de tudo.

    E mais, lindo poema e ótimas questões suscitadas por você.

    um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,Rita , por seu texto e poesia.Antônio tem toda razão, um dos mais belos que lemos. Amei também as imagens, muito harmônicas e sensíveis.Que olhos maravilhosamente expressivos, coloridos, têm esta pessoas das imagens!Mas sou suspeita, por dentro, sou neguinha também!
    Antônio, vejo que o mundo caminha para isto:
    Seria uma pena que nos tornássemos um grande Bigmac civilizacional, totalmente padronizado, comendo as mesmas comidas, vestindo-se igual, ouvindo as mesmas músicas...Triste!!

    ResponderExcluir