domingo, 7 de outubro de 2012

Brasileira, sim senhor

Mais uma noite especial para minhas recordações. Ontem, 6 de outubro, fui agraciada com o 1º lugar no Concurso de Poesias promovido pela Glia (Niterói), onde tradicionalmente acontecem os cafés-concertos produzidos por Dília. O maridão recebeu Menção Honrosa e a coleguinha Maria Luiza, de cujas poesias sou fã, foi premiada com o 3º lugar.

Dília, a incentivadora mor dos poetas,
fez a honra de entregar-me os prêmios
Kátia, a cantora, entregou a Menção Honrosa a novaes/
Maria Luiza recebeu seu prêmio das mãos de Edith,
que carinhosa e lindamente os confeccionou
Os jurados: Cecchetti, Carlos e Gracinda

 A poesia premiada chama-se Brasileira, e segue abaixo:

Em mim cabe um país inteiro
de estrangeiros
que falam tantas línguas
e outros mil dialetos.

Entendo bem pouca coisa,
mas vai pela mímica
de adivinhar o sabor da vida
 - que só acontece de fato
quando se deixa entrar
o ar frio de noite
e depois o doce quente do sol -
no tempero desses aromas
de quente e frio
se desfaz o meu vazio
e forjo meu coração.

Cada batida um sino
avisando quem chegou e
quem partiu.

Há sempre visita na casa
às vezes mal educada
outras tantas, assombrada
mas eu deixo a porta aberta
para que me saiam os forasteiros
de fora de mim.

Na soleira, pertinho assim
é que me adentro,
brasileira enfim


Flagrantes do Café-concerto, para nosso deleite

Dília, Cris, em momento de
dramatização, e Amarildo
Elenir abriu o café-concerto com o poema  Motivo
 
  

10 comentários:

  1. Rita, parabéns pela linda poesia. Amei, me identifiquei e gostaria de ter escrito isso. Aplausos de pé. Pena que este café literário seja tão longe da minha casa.

    ResponderExcluir
  2. Rita, querida poeta,
    Gostei muito de "Brasileira". Merecido 1º lugar. Sua poesia mostra-nos a sensíbilidade, o lirismo, a doçura, a emoção,a suavidade e, ao mesmo tempo, a força e a coragem que lhe habitam. Estou certa de que esta, como todas as outras poesias suas, são saborosas para quem as lê. Parabéns! Aguerdemos novos prêmios! Elenir

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!Que você possa sempre produzir boa poesia no seu processo de auto conhecimento.Carinhos da Tia.

    ResponderExcluir
  4. Rose, Elenir, Tia Angélica, obrigada pelas palavras carinhosas e incentivadoras. É muito bom trilhar esse caminho com o apoio e a torcida dos amigos.

    ResponderExcluir
  5. Rita, em mim cabe toda essa singela, delicada poesia. sua poesia é tão grande quanto o mundo, mas estou em dúvida se o mundo ou nossa alma é maior, pois consigo comportar sua poesia, mas é preciso de toda a alma, não apenas o coração. Parabéns à família pelas proezas literárias, e olha que são muitas e de muita qualidade.

    bjkas

    ResponderExcluir
  6. Este merecido prêmio vem confirmar que a poetisa está no caminho certo, tanto em sua opção pela poesia como forma de expressão, quanto na estética que vem imprimindo em sua escrita, plena de sentimentos e realismo - essa combinação mágica, difícil e libertadora para o ser humano, para os leitores. Com os poemas de Rita, não somos apenas leitores. Acho que estamos mais para "deleitores", tal o deleite com que nos deixamos levar pelas palavras.
    Bem, esse foi o "crítico" falando. Agora, o marido: parabéns!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, que a cada dia venham + e + poesias.

    ResponderExcluir
  8. Rita, esse seu poema "Brasileira" é a sua cara. Já li os comentários acima e assino embaixo. Mas o que eu quero acrescentar, aqui, é que achei esse poema não apenas belo; com ele você mostra ter uma mente privilegiada mesmo. Como você é autêntica naquilo que escreve e ainda mais se tratando de poesia, e não de texto livre (uma crônica, por exemplo). Sempre que leio suas poesias, penso: "isso é a cara da Rita" (rs). Verdade mesmo. Você é uma "brasileira" muito inteligente, viu? E genial !!! Meus aplausos pelo prêmio e pelo reconhecimento conquistado pelo seu trabalho nesse concurso da GLIA. Bjs. Angela Ellias.

    ResponderExcluir
  9. Aos amigos Neide, Sidnei e Angela, agradeço muitíssimo as manifestações entusiasmadas e afetuosas. Neide, essa coisa do mundo que você falou é muito legal, bateu com que Angela disse - aliás Anginha, fiquei feliz pelo fato de você achar o poema parecido comigo. Como diz a música que Dília adora, "Eu sou assim", cheia de incongruências, mas no fundo, dou valor ao que é nosso e ao nosso que deve estar no mundo.
    Ao maridão, poeta e inspirador, um beijo enorrrme.

    ResponderExcluir
  10. Rita, obrigada pelas palavras amáveis e parabéns, não só pelo poema premiado, como também, pelo conjunto de poesias, cuja leitura venho acompanhando há meses, nos charmosos Cafés-Concerto do GLIA. Certamente você terá uma expressiva trajetória no fascinante campo da Poesia. Abs, Maria Luiza Wilson

    ResponderExcluir