domingo, 12 de dezembro de 2010

QUAL A COR DA SUA MALA?


Já passou o assunto, mas vou falar do tema mesmo assim porque é algo que com certeza pode se repetir. Antes do jogo final que culminou com o título de Campeão Brasileiro para o Fluminense, li uma entrevista do Ronaldo defendendo a chamada mala branca como incentivo legítimo para os jogadores cumprirem seu papel.

Sem querer dar uma de santinha, fiquei pensando. Até então, para mim uma mala branca era apenas um item de viagem legal para aeroportos super clean. Mas não era disso que o ex-fenômeno falava. Ele, aliás com a sinceridade de poucos, expressava sua opinião favorável a pagar por fora a jogadores de outras equipes para entrarem em campo motivados, não entregarem a partida, dificultarem a situação do adversário. Mas isso, é claro, apenas nessa circunstância. Se fosse para entregar o jogo, como já assistimos a algumas finais, uma inclusive de Copa do Mundo, onde o Peru deixou o outro time entrar com bola e tudo, aí não, isso ele é contra.

Linha tênue, não? Eu sei lá, alguns argumentos dele até fazem sentido, poderiam ser vistos como uma estratégia de outras equipes para defender um título ou uma boa colocação. Uma guerra então? Vamos usar todas as armas ao nosso alcance para valorizar nosso passe, aumentar o preço dos ingressos e conseguir mais patrocinadores para o próximo ano. Até o último dos Moicanos, o Barcelona, sucumbiu aos patrocinadores.

De qualquer forma fiquei triste, achei que o nosso futebol, apesar da era Dunga, ainda tivesse um q. de arte.

Um comentário:

  1. Sou absolutamente contra a chamada "mala branca". Se um time recebe dinheiro de outro clube para ganhar, por que não vai receber para perder? No Campeonato Brasileiro, nas rodadas finais, muitos clubes não têm mais nada a perder ou a ganhar. Enquanto outros disputam desesperadamente o título, ou para ficar entre os 4 primeiros (que vão pra Libertadores), ou ainda para não serem rebaixados. Ora, um campo fertíssimo para a "corrupção no futebol". Desespero e intere$$e$ pesados de um lado e de outro o nada a perder ou a ganhar que coloca a alma à disposição para "incentivo$$$". Sou contra a "mala branca", pois ela é apenas a outra face da mesma moeda que compra um time, não importa se para ganhar ou para perder. Além do que, imagina a desagragação naquele time pequeno, cujos jogadores, medíocres em geral, estão se matando em campo para abocanhar a grana "branca". Se um deles vacila, um beque ou o goleiro, e permite o gol adversário, todos os outros que já estavam contando com aquele bom dinheiro extra (Entre R$ 100 mil e R$ 200 mil para cada um do Guarani, ofereceu o Corínthians) passam a odiar o colega. Afinal, ele foi o "responsável" pela perda da grana. Ou seja, é um "prêmio" que não existe na competição; na minha visão é ilegal, imoral e engorda... Além do mais, veja que há um nítido viés racista nessa "mala". Dinheiro para vencer, dinheiro "bom", "aceito" pelo mídia e pelos os atletas, vem na mala branca. Já quando é dinheiro para perder, considerado espúrio, esse vem na "mala preta". Pô, fala sério!!!...

    ResponderExcluir