domingo, 19 de junho de 2011

Pensar não dói

Ainda a propósito desta máquina maravilhosa que é nosso cérebro (tema tratado no post anterior, Brainet, eu e você,você e eu), recebi uma mensagem em arquivo pps que é show de bola. Gostei muito de ver uma pessoa idosa não apenas tão lúcida, mas tão viva, tão plena de si e tão brilhante. Aos 96 anos, a Dra. Rita Levi-Montalcini, prêmio nobel de medicina em 1986, minha xará, rsrsrs, deu uma entrevista maravilhosa. Acima coloquei um vídeo de uma entrevista dela próxima aos 100 anos. Ainda vive, aos 102, que benção!

Veja algumas frases da nobel:

  • A razão é filha da imperfeição.
  • A religião marginaliza muitas vezes a mulher perante o homem, afastando-a de seu desenvolvimento cognitivo.
  • (O que você faria se tivesse 20 anos?) Mas eu estou fazendo!!!
  • Muita gente se aposenta e se abandona e isso mata o cérebro.
  • Meu cérebro vai viver um século, mas não conhece a senilidade. O corpo enruga, não posso evitar, mas não o cérebro.
  • Recomendo manter o cérebro ativo, curioso, com empenho e paixões. (Assim se viverá mais?) Viverá melhor os anos que vive.

Um comentário:

  1. Benza deus! É mesmo um incentivo para todos nós viventes que já temos queixas sobre o corpo (coluna, joelho, etc) e a mente (memória falha, etc). Uma pergunta crucial: esta senhorinha encantadora TEM UMA RECEITA para tanta lucidez aos 100 anos? Se tiver, divulgue!!! Mas eu gostaria de algo mais concreto do que aquele blá-blá-blá tradicional na imprensa e genérico demais, do tipo "ter uma boa alimentação, balanceada, etc".... Uma receita precisa ser mais do que isso.

    ResponderExcluir