quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Há que cuidar



Hoje faço 20 anos de casada. Procurei na internet e vi que são bodas de porcelana. Achei lindo. Toda boda devia ser essa porque é algo muito delicado, sofisticado, belo e quebra muito fácil. Que analogia tão própria para o amor, não?

A melhor coisa de estar completando essas duas décadas de vida em comum é que absolutamente não sinto esse tempo. Sei lá, cinco anos, talvez? Rio com meu amado, rio do meu amado, rio de mim, sempre alvo de troça dele e dos filhos. O amor sem o riso não tem graça, literalmente.

Não sei dizer se o amor é eterno, não tenho receitas de uma convivência harmoniosa, nem acredito nisso. O conto de fadas existe lá, na vida real erramos, acertamos, fazemos a conta de chegada e se tiramos daí um denominador comum, o que não tem nada de trivial, isso é o que importa.

Espero poder comemorar muitas outras bodas com meu gato, que sempre faz a minha vida mais bela e gostosa.

P.S: E falando em porcelana, deixo com vocês a última estrofe de um poema meu (A descobrir) e um dos poemas do meu amor, novaes/ (Quebra), também sobre porcelana.


 A DESCOBRIR

Valham-me olhos de ver além
para dobrar-me e aprender,
sem quebrar,
porcelana de plástico moldável
em terreno movediço e de arar.



QUEBRA

Folhagem extrema
na louça do seu dizer. Me diz
uma xícara de porcelana.
Não, me quebra. Me pinga café.

10 comentários:

  1. Olá, Rita. Muito bonito o que você escreveu. Acho isso também.
    Essa notícia me deixou muito feliz hoje. Quero deixar aqui meus sinceros parabéns ao casal, e que os próximos 20 sejam também de felicidade e sabedoria, para continuar essa jornada juntos vida afora. Um grande abraço aos dois.

    ResponderExcluir
  2. O que dizer? Eu, de minha parte, não sinto como se tivessem sido 5 anos, não. No máximo uns 2 anos - 10% do período real. Quando começo a sentir o "casamento" (como se fosse um fardo, essa é a imagem que fazemos da coisa?), algo acontece e tudo se renova. Ou ela me "sacode", ou eu o faço com ela. Via de mão-dupla. E todas as verdades são ditas, ainda que às vezes confusas ou até mentiras que pensamos verdades. No final, prevalece a verdade ou o que for mais próximo dela. É um processo humano, portanto falho, portanto belo. Não há nada mais feio do que a falsa beleza, emperequetada, artificial, construída para "manter as aparências". Se fosse para viver de aparências, saía por aí procurando o espelho de Dorian Gray. Ou o de Machado de Assis. Se não vemos o real, a pessoa real que temos ao nosso lado, com todas as suas imperfeições, não poderemos amá-la realmente. Seria amar um ideal e não a pessoa. É por isso que não faço qualquer esforço excessivo para que Rita me ame. Exponho meus imensos defeitos e só me resta esperar que ela me ame mesmo assim. É verdade que casamento exige, sim, esforços dos dois lados: saber ouvir e saber falar (não são fáceis), colaborar, negociar, ceder, saber exigir... mas, enfim, não existe fórmula pronta, cada casal constrói a sua. Vinte anos não são 20 dias nem 20 meses... Mas os nossos 20 anos foram feitos, entre outras coisas também importantes, de muitas e maravilhosas sequências de 20 minutos (ou por aí, nunca marquei)... Se é que vocês me entendem...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigos!
    Meus votos de que vcs tenham muito tempo (além dos 20 minutos, é claro!)para que essa bela convivência se solidifique cada vez mais. Formam um casal pra lá de bom. Amo vcs! Bjs Luzia Veloso

    ResponderExcluir
  4. Rita querida, que bom que existem pessoas como voces que me provam que o amor é possível. Ebaaaaaaaaaaa, vou aguardar mais uns anos e quem sabe (esse meu genio dos diabos)rsrsrsr. Fiquei extremamente comovida que voce tenha compartilhado conosco esse momento tão especial. Quero desejar mais felicidades. Gostaria de desejar futuramente bodas de Jequetibá (100), afinal de contas o que são 100 anos não é Newton? 10% rsrsr.

    Falou e dizeu (como dizia meu filho) Newton, a artificialidades anatômicas e discursos prontos são o maior sinal de decadência humana. Certa vez ouvi uma mulher toda orgulhasa de seu relacionamento dizer que o marido em tantos anos de casada nunca a vira sem botom, quer coisa mais fantasiosa do que isso. Se isso é real, prefiro viver no conto da carochinha.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Rita e Newton, pelos 20 anos de cumplicidade!!! Meus votos de muitas outras bodas....
    Bjs

    Niza

    ResponderExcluir
  6. Mamis, parabéns pra voces dois muitas felicidades e várias aventuras pela frente!! :)

    ResponderExcluir
  7. Preciso ser um outro
    para ser eu mesmo

    Sou grão de rocha
    Sou o vento que a desgasta

    Sou pólen sem insecto

    Sou areia sustentando
    o sexo das árvores

    Existo onde me desconheço
    aguardando pelo meu passado
    ansiando a esperança do futuro

    No mundo que combato morro
    no mundo por que luto nasço

    - MIA COUTO -

    'IDENTIDADE'

    Para homenagear ao belo casal que se completa há 20 anos!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Gente, obrigada. Aliás, agradecemos os dois. É muito bom poder partilhar felicidade. Helena, querida, adorei você nos desejar aventuras pela frente. Eu gosto muito disso, a mesmice é chata.

    ResponderExcluir
  9. Que legal!!! Bodas de Porcelana... 20 anos de casamento. Tudo tão frágil e tão forte. A história é assim, a vida se faz no dia a dia, arte em construção.

    Parabéns, Rita e Newton! Felicidades mil!

    Abraços!

    Sonia Salim

    ResponderExcluir