quarta-feira, 8 de junho de 2011

Parabéns pra você, nesta data querida...


Gente, amanhã é meu niver. Acho uma data feliz comemorar nossa vida e também boa oportunidade para refletir o que estamos fazendo dela, além de recebermos o carinho dos nossos queridos, é claro. Sei que na turma do yoga vai ter bolinho, aqui em casa no café da manhã também. Daqui a 3 anos planejo uma festa onde, espero, possa contar com a presença de muitos de vocês. A conferir.

Engraçado que falando em celebrar a vida, me emocionou muito o filme que assisti na terça, “Cinco dias sem Nora”. Uma produção mexicana de primeira. O tema era a morte, na verdade o suicídio planejado, com direito a cartinhas diversas, jantares em família etc. Comovente. Lembrou-me “A partida”, filme japonês que também fala da morte, mas da morte ao acaso. Tão sensível e profundo quanto belo e inocente.

Hoje gosto de falar da morte, parece que me ajuda a aceitar, a entender. Ela já não é o bicho de sete cabeças que foi há alguns anos. Creio que sempre será dolorosa quando atinge quem a gente ama ou a gente mesmo, caso saibamos por antecipação, mas essa certeza é também tranquilizadora e nos impulsiona a viver plenamente todos os momentos com que somos presenteados.

Tento aprender com o pensamento do Dalai Lama que segue, pra gente refletir e mudar. Beijos no coração.

“... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”

3 comentários:

  1. Rita , comovente o seu texto.Vou procurar ver os filmes de que fala aqui. E , vou rezar muito para esta aniversariante que começo a estimar! Bjs.
    ElÔ

    ResponderExcluir
  2. Aceitar a morte, como fenômeno indissociável da vida, é no fundo aceitar a própria vida, com tudo o que ela traz de espetacular e também de terrível. E aceitar a vida, acolhê-la, é abraçar a existência, o mundo. Portanto, eu aceito a morte (e olha que não acredito em nada depois dela...), mas torço para essa "visita" demorar muuuuuuuuiiiiiiiiiito a chegar.

    ResponderExcluir
  3. Querida Rita, um texto que começa com a intenção de celebrar mais um niver nos leva a refletir sobre a morte, caminho certo de todos nós. Acho que temos que elaborar a morte, para aceitar, entender e poder curtir cada niver que se aproximar, fazendo o balanço dos ganhos e das perdas que no final das contas vai sempre fazer a diferença na nossa essência. Feliz Niver, quero estar em todas as tuas comemorações. Saúde, Prosperidade e Beijos
    Rose Timpone

    ResponderExcluir