sábado, 14 de agosto de 2010

O QUE É LIBERDADE?


Atendendo à sugestão da minha ferrenha leitora, incentivadora, comentarista e amiga também blogueira, Rosemary Timpone, vou falar um pouco sobre liberdade. Começo com uma frase de John Waters, cineasta e escritor, que achei sui generis.

 “Hoje todo gay quer casar. Quando eu era jovem, ser gay significava comemorar a liberdade de não ter filhos, não entrar no Exército por livre e espontânea vontade e não precisar casar”.

Como as coisas mudam com o tempo, não é mesmo? A noção de liberdade também. Eu acho que ser livre passa sobretudo por se sentir livre dentro de nós mesmos, capazes de fazer escolhas que podem e com certeza desagradarão alguns, mas que são escolhas nossas, pessoais, são a nossa marca, aquilo que nos diferencia.

É claro que, como ser social, essa liberdade também não é total, quero dizer, existe um código ao qual devemos todos nos submeter para não sermos alijados ou marginalizados. Não podemos matar, roubar, estuprar, cometer incesto e todas as outras ações concebidas aqui como crimes, por exemplo. São conceitos do nosso mundo ocidental e capitalista. Em outro tipo de organização social a coisa mudaria de figura, mas voltemos ao conceito de liberdade.

No passado, aqui no Brasil, muitos casamentos eram arranjados, os noivos sequer se conheciam. Hoje, depois de anos de convivência, muitos descobrem que também não se conheciam, mas aí já é outra coisa. Também no passado, como bem expressou Waters, os gays, assim como os hippies, eram símbolos de liberdade, de escolhas pessoais que não precisavam se enquadrar nas regras obsoletas e hipócritas ditadas pela sociedade. As drogas também ocuparam esse papel e vários músicos célebres. Elwis não morreu, os Beatles tão pouco. O povo reverencia quem, em sua época, no seu contexto, se rebela e diz um basta ao sistemão opressor.

Na política, o caminho foi parecido. Mais de 20 anos de ditadura para depois conhecermos a democracia, através de luta, insurgência, articulação. Isso também é liberdade.

Mas, felizmente, como o homem sempre tenta evoluir e crescer em seus conceitos, estamos ainda em busca da liberdade, e essa busca já é em si um exercício libertário. Queremos agora uma liberdade que venha com aceitação, sem pré-julgamentos, como inclusão social, para usar um termo da nossa época.

Este blog é um exemplozinho dessa liberdade, no caso de expressão, da minha verdade. E para você, o que é liberdade?

4 comentários:

  1. Sou da época pós-hippie,vivi meus anos dourados na Ditadura e,nesse contexto(expressão daqueles tempos),liberdade "é uma calça velha,azul e desbotada",ou seja:é optar pelo simples,pelo que lhe der conforto(físico,psicológico e,por que não,espiritual),pelo casual e pessoal.Continuo acreditando nisso.Angelica

    ResponderExcluir
  2. Alguém já disse: "liberdade, essa palavra que ninguém consegue explicar, mas que todos sabem o que é".
    A liberdade real, irrestrita, total e absoluta só existe em um lugar: na nossa cabeça. Nada é mais livre do que o pensar. Durante toda a sua vida, podem lhe impor ações, mas nunca pensamentos. E também podem lhe proibir ações, impedí-las , mas nunca pensamentos.
    O pensamento é tão livre que, muitas vezes, nem seu próprio dono consegue controlá-lo!

    ResponderExcluir
  3. Liberdade, o conceito de liberdade começou muito cedo para mim, porque sempre pedia aos meus pais mais liberdade, naquela época a liberdade que eu queria era para brincar mais, ir para rua. Lá em casa, era meu pai, minha mãe, minha irmã, eu e o OUTRO. Sempre o outro tinha prioridade lá em casa, o outro estava em todos os lugares. E assim, ouvia que a minha liberdade terminava onde a do outro começava. Eu ficava muito irritada com esse discurso porque atrás dele vinha a não liberdade, o não consentimento o que eu chamava de prisão. Eu reclamava que a minha liberdade era muito pequena e cheia de restrições e "regras", odeio regras.
    Hoje penso que a liberdade é um conceito que está sempre mudando e a gente nunca é livre totalmente, principalmente porque o outro sempre existe, e a gente entra em relacionamentos, faz contratos e até dá "a palavra", faz pactos, o que significa cerceamento de liberdade.
    Concordo com NB quando diz que em determinadas situações nem nosso pensamento é livre, já fiquei com pensamento preso em outra pessoa sem poder ter controle do que queria pensar, apaixonada.
    Mas a gente pode ter sensações de liberdade, e quando estou muito oprimida o jeito de conseguir minha dose de liberdade é com o vento. O vento para mim me dá uma sensação enorme de liberdade, de que tudo sai do lugar e se movimenta para outro lugar, ADORO ventanias.
    Não queria aqui falar de política mas é inevitável. Gosto de viver neste país que a gente pode falar o que pensa, que pode discordar. Pode parecer óbvio para quem tá chegando agora, mas não precisa ir tão longe, em Cuba, as pessoas não têm acesso à internet, mas uma blogueira que consegue se comunicar às cegas passa seu tempo dando informações da opressão do regime. Sigo Yoani Sanchez, a blogueira de Cuba que não tem liberdade mas dá o seu jeito de denunciar a falta de liberdade.
    É isso, tem uma amiga que me diz que de um nada faço teses delirantes, se deixar escrevo até amanhã, então resumindo, penso que é impossivel ser livre o tempo todo, mas não dá para ficar oprimido o tempo todo, tem que ter um equilíbrio, o mais importante de tudo para mim é educação, o sujeito que não tem acesso à cultura não tem como fazer escolhas, discernir, então tenho muita pena de crianças que já nascem sem oportunidade. Precisamos exigir que a educação seja acessível ao maior número de pessoas, porque só através da educação um povo pode ser realmente livre.
    Minha candidatura é para daqui a 4 anos, para a presidência. rsrssrsrs

    ResponderExcluir
  4. Ainda sobre liberdade, que é um tema muito vasto, acho que as mulheres de hoje, incluindo todas, estão sem liberdade de serem elas mesmas.
    Acho que estão presas a um padrão inventando por sei lá quem que para ser bonita todas precisam ser magras, magras, magras e jovens.
    Esta para mim é uma escravidão maior do que a de séculos atrás das sociedades patriarcais.
    As mulheres precisam ser livres para serem elas mesmas, com suas idades e seus corpos.

    ResponderExcluir