segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Só Hitler é que não pode?

Diz a música da Legião Urbana:

Meu filho vai ter
Nome de santo
Uummhum!
Quero o nome mais bonito


Eu também. Quando meus filhos nasceram, procurei caprichar nos nomes, escolher o significado, esse tipo de coisa. Agora me deparo com o casal de americanos que nomeou um rebento de Adolf Hitler e os outros dois também com nomes nazistas menos conhecidos. Eu já sabia que os americanos são bem problemáticos, e sabe-se lá que razão esdrúxula levou os pais a isso, mas daí a tirar-lhes a guarda dos três e entregá-los para orfanatos vai uma grande distância. Não se poderia mudar a graça das crianças e fazer uma terapia de família para investigar as causas dessa sandice? Ou submeter os pais a acompanhamento com o serviço social? Sei lá, outras soluções menos drásticas. Até porque, se o interesse alegado é o bem estar dos menores, o orfanato é a melhor alternativa? E mais, se o pai conseguiu registrar as crianças é porque não havia na lei americana algo que impedisse essa prática, certo?  Então a punição não é desmedida?

Acho que o Hitler realmente foi o fim da picada, mas os americanos, quando jogaram a bomba em Hiroshima e logo depois em Nagasaki, também não ficaram para trás. Uma coisa é mostrar poderio, força, ameaçar, outra é repetir a dose e matar de uma só tacada mais de 70 mil pessoas diretamente, sem contar nas gerações doentes que se seguiram. Nas duas cidades, mais de 200 mil mortos, em sua maioria civis, sem ao menos um pedido de desculpas americano. E depois o Vietnã, o Iraque, o Afeganistão e continua a lista. Aí eu pergunto. Foi só o Hitler? Ou devemos também proibir os nomes de Harry Truman, Eisenhower, George Bush, etc, etc, etc? Não vai ter espaço nos orfanatos.

3 comentários:

  1. No final, a criança é que se ferra: continua com o nome absurdo e fica sem o pai, único que admirava seu nome! É o fim da picada! A decisão da Justiça deveria ter sido só a mudança do nome, tirar a guarda é absurdo.

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que a justiça está certa, uma pessoa que dá ao filho o nome de Hitler não pode ser normal, não dá para criar uma criança assim, mas concordo com a Rita que não foi só Hitler o vilão da história.

    ResponderExcluir
  3. Vixi... Imagina se a moda pega!!! No Brasil também tem um monte de nomes que deveriam ser proibidos!!! Será que não estão esquecendo da liberdade de escolha... Ai ai...

    ResponderExcluir